segunda-feira, 30 de novembro de 2015

CAMPANHA ‘DEZEMBRO VERMELHO’ DISCUTIRÁ SOBRE DSTS/AIDS

CAMPANHA ‘DEZEMBRO VERMELHO’ DISCUTIRÁ SOBRE DSTS/AIDS
Foco na defesa e promoção da vida!
Imagem: Reprodução
O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com a Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (SEEJUV), lançou neste domingo (29), durante a 3ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude, a Campanha ‘Dezembro Vermelho’, que tem como objetivo reforçar as ações de diagnóstico e tratamento das DSTs/Aids. A ação ocorreu no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
A ação reforça o compromisso do Governo Flávio Dino com a atenção à saúde da população maranhense, com foco na defesa e promoção da vida, compondo o Programa Integrado de Prevenção das Vulnerabilidades e Promoção da Saúde para a Juventude, desenvolvido pela SEEJUV.
O mês de dezembro será dedicado ao alerta para a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças sexualmente transmissíveis, tendo como alvo prioritário os jovens. O trabalho de mobilização para ações de prevenção à saúde foi iniciado em outubro com ações de prevenção do câncer de mama, que teve como alvo principal as mulheres; seguido pelo mês de novembro com ações de prevenção do câncer de próstata, onde o alvo foi o público masculino a partir dos 45 anos; e agora o foco das ações de saúde são os jovens.
De acordo com o chefe do Departamento de Atenção às DSTs/Aids, da SES, Orlando Frazão, a escolha da 3ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude como local de anúncio da campanha ‘Dezembro Vermelho’, foi pensado por ser a juventude, o público alvo da ação.
“É preciso falar sobre a sexualidade comparável com a HIV, pois a Aids é uma realidade que está perto de cada um de nós. Sem prevenção e sem informação podemos contrair o HIV. Diante disso, assumimos o compromisso com a juventude do Maranhão, de juntos lutarmos no combate a esta epidemia que está atingindo adolescentes e jovens do nosso estado”, declarou Frazão no ato de lançamento da campanha.
A programação do ‘Dezembro Vermelho’ envolverá várias atividades, como palestras, distribuição de materiais de prevenção e de informação, com atuação em espaços como hospitais, postos de saúde e escolas, em todo o estado.
A secretária de Juventude, Tatiana Pereira, informou que a campanha tem foco nos jovens, porque, segundo os dados, são eles que estão mais expostos às DSTs/Aids. “A campanha ‘Dezembro Vermelho’ tem como objetivo mobilizar e sensibilizar a juventude maranhense sobre questões de saúde, particularmente sobre as DSTs/Aids, que ainda apresentam altos índices de casos no nosso estado. A exemplo disso, em São Luís, de acordo com o Boletim Epidemiológico HIV/Aids de 2013 do Ministério da Saúde, em sete anos, de 2007 a 2013, houve um aumento de 196% na incidência de casos de Aids”, explicou.
Para sensibilizar os jovens sobre a importância da prevenção, a campanha tem como tema ‘Viver com Aids é possível, mas é melhor viver sem. Previna-se’. O presidente da Liga Acadêmica de Prevenção às DSTs/Aids (LAPDHS), Jadilson Neto, informou que o tema mais incisivo está relacionado ao aumento dos registros da doença. Os dados dos últimos boletins epidemiológicos de HIV do Ministério da Saúde mostram crescimento da epidemia entre jovens de 15 a 29 anos na última década.
“Por isso a campanha do Dia Mundial de Luta contra a Aids está adentrando este espaço, na Conferência Estadual de Juventude, onde está nosso público-alvo, e também não esquecendo que precisamos fortalecer o tratamento, desafio do Ministério da Saúde”, comentou.
3ª ConfJuvMA
Para ampliar o espaço democrático para as discussões das políticas públicas de juventude e o diálogo entre o Governo Flávio Dino e os jovens maranhenses, está sendo realizada neste domingo (29) e na segunda-feira (30), a 3ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude (3ª ConfJuvMA).
O evento está ocorrendo no Centro Pedagógico Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – Campus do Bacanga, com a participação de mais de 700 jovens, representando mais de 80 municípios. Durante a solenidade de abertura no domingo, esteve presente a secretária adjunta da Secretaria Nacional de Juventude e presidente do Conselho Nacional de Juventude, Ângela Guimarães.
A 3ª ConfJuvMA conta com grupos temáticos com discussões sobre os 11 eixos de direitos do Estatuto da Juventude, plenárias livres e atividades culturais. Paralelo às atividades da conferência, vários serviços serão oferecidos às juventudes através da ‘Cidade da Juventude’, que consistirá em um conjunto de vários estandes de órgãos públicos, como o Viva Cidadão, com a emissão de documentos; o Tribunal Regional Eleitoral, com informações sobre alistamento eleitoral; a Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres), com informações sobre vagas de estágio e emprego; entre outros.

Fonte: Seejuv/ Texto: Gildean Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!