sexta-feira, 20 de maio de 2011

ALTO PARNAÍBA RECEBE SELO POSTAL COMEMORATIVO PELOS 145 ANOS DE FUNDAÇÃO

ALTO PARNAÍBA RECEBE SELO POSTAL COMEMORATIVO PELOS 145 ANOS DE FUNDAÇÃO

Alto Parnaíba recebe selo postal comemorativo pelos 145 anos de fundação

A manhã da última quinta-feira (19) foi marcada pela realização do lançamento do selo e carimbo alusivos a mais um aniversário de Alto Parnaíba. A solenidade aconteceu na Câmara Municipal e contou com presença de aproximadamente 50 pessoas. 
A cerimônia – dirigida pelo chefe da Agência dos Correios de Alto Parnaíba, Rui Ascenso Rosa - teve início às 10h30 com o lançamento do selo e carimbo comemorativo aos 145 anos de emancipação político-administrativa de Alto Parnaíba, cidade posicionada no extremo-sul do Maranhão, distante quase 1.100 quilômetros de São Luis. 
Para oficializar o ato de lançamento, o coordenador regional de vendas dos Correios, Adão Luis da Silva Miranda, procedeu a obliteração do selo comemorativo a cinco personalidades alto-parnaibanas: Ernani do Amaral Soares (prefeito municipal), Sandra Regina Lopes de Sousa (secretária de Educação), Zoroastro Soares (Tabelião aposentado), Alcione do Amaral Soares (ex-primeira-dama de Alto Parnaíba) e Dhiancarlos Teixeira Pacheco (fotógrafo). 

“Nós dos Correios nos sentimos honrados em estar aqui, lançando o selo alusivo aos 145 anos de Alto Parnaíba. Sabemos que mesmo com a popularização da internet, o selo ainda é uma fonte de pesquisa e de propagação de cultura, que não serve apenas para o pagamento de envio de correspondências”, disse Adão Luis.
O representante dos Correios fez questão de destacar também a importância econômica de Alto Parnaíba no cenário regional, que possui uma das maiores rendas ‘per capita’ do Maranhão, sendo quase o dobro da média estadual.
Outro fato marcante na festividade solene foi a presença da senhora Alcione do Amaral Rocha, viúva do ex-prefeito e filatelista alto-parnaibano Corintho de Araújo Rocha, que expôs parte do acervo de mais de 2 mil selos postais deixado por seu esposo.

Cartas e demais postagens que saírem da Prefeitura de Alto Parnaíba nos próximos dias levarão um pouco da história da cidade. Em consideração aos 145 anos de fundação, os Correios mandaram confeccionar 1.200 selos.
A iniciativa do selo, que tem o objetivo de divulgar Alto Parnaíba e suas tradições para o Brasil, retrata a Beira-Rio e a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Vitórias.
Os selos postais e carimbos comemorativos tem como objetivo principal homenagear e promover pessoas notáveis, fatos históricos, instituições e eventos marcantes no contexto histórico e sociocultural do país.
O primeiro selo surgiu na Inglaterra e foi idealizado por Sir Rowland Hill, um membro do parlamento inglês. Sir Rowland acabou com um grave problema de devolução de correspondências, uma vez que antes da invenção do selo era o destinatário – aquele que recebe a carta – quem tinha de arcar com os custos postais. 
O selo pioneiro foi criado em 6 de maio de 1840 e era chamado de “One Black Penny”. O Selo Negro, como também era conhecido, tinha estampado um retrato da rainha Vitória.
O Brasil foi o terceiro pais a fazer uso desses pequenos retângulos adesivos. Antes dele, Inglaterra e Suíça já o haviam feito. Em 1843, os Correios lançaram uma linha denominada “Olho de Boi”, com selos nos valores de 30, 60 e 90 réis.
DO BLOG DE JOSÉ BONIFÁCIO
http://blogdojosebonifacio.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!