terça-feira, 10 de maio de 2011

CORREIOS LANÇAM SELO COMEMORATIVO PELOS 145 ANOS DE ALTO PARNAÍBA (MA)

CORREIOS LANÇAM SELO COMEMORATIVO PELOS 145 ANOS DE ALTO PARNAÍBA (MA)

O município de Alto Parnaíba, localizado no extremo sul do Maranhão, estará representado em um selo comemorativo referente ao seu 145º aniversário de fundação, sempre festejado no dia 19 de maio. 
O selo será lançado pelos Correios, ainda sem data não definida, em evento na Câmara Municipal.
O selo tem representatividade por todo o país, sendo uma tradição que foi consagrada pelo tempo. É, sem nenhuma dúvida, a divulgação e a perpetuação de um momento importante para o povo alto-parnaibano, que gosta e se orgula do lugar em que nasceu.
A direção regional dos Correios apresentou 06 (seis) opções ao prefeito Ernani do Amaral Soares (PSDB), que escolheu a quinta sugestão, na qual aparecem duas paisagens históricas e, ao mesmo tempo, dois cartões postais da cidade de Alto Parnaíba.
Em primeiro plano, o destaque é a Beira-Rio, representando o lado poético da Vitória do Alto Parnaíba, com as águas turvas do majestoso Rio Parnaíba, tendo ao fundo os casarões da velha cidade, onde surgiram as primeiras habitações da Vila de Nossa Senhora das Victórias.
A imagem posterior, da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Vitórias, padroeira de Alto Parnaíba, simboliza a doação de parte das terras da Fazenda Barcelona à Igreja Católica, ocorrida no dia 19 de maio de 1866, pelo próspero fazendeiro Francisco Luiz de Freitas, e sua esposa, Micaela de Abreu Freitas.
O selo comemorativo é composto por duas partes. Na primeira, se vê a bandeira nacional tremulando ao vento, compondo o plano secundário e emoldurando o mapa do Brasil, preenchido pelas flores do ipê amarelo, árvore símbolo nacional. Na segunda parte, o selo é ilustrado por uma foto da Beira-Rio e outra da Igreja de Nossa Senhora das Vitórias. 
Completam o conjunto visual os dizeres “ALTO PARNAÍBA-MA / 145 anos / 1866 2011”, em alusão à data comemorativa. A estampilha postal deverá ser lançada em grande estilo pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT), provavelmente no dia 19, quinta-feira. 
As imagens que ilustram o selo foram produzidas pelo professor, radialista e fotógrafo da cidade, Carlos Temístocles Biah e Silva, convidado especial - com merecimento - a participar do projeto “Selo comemorativo ao aniversário de 145 anos de Alto Parnaíba”.
O selo personalizado lançado na ocasião será utilizado em todas as correspondências oficiais emitidas pela Prefeitura de Alto Parnaíba. Após o período de utilização, o selo passará a compor o acervo do Museu Postal dos Correios.
do Blog de José Bonifácio

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!