sexta-feira, 13 de novembro de 2015

TRIBUNAL VAI JULGAR AÇÃO PENAL CONTRA PREFEITO DE BARREIRAS DO PIAUÍ

TRIBUNAL VAI JULGAR AÇÃO PENAL CONTRA PREFEITO DE BARREIRAS DO PIAUÍ
A ação penal foi impetrada pelo Ministério!
Os desembargadores do Tribunal de Justiça devem julgar no próximo dia 18 de novembro ação penal contra o prefeito de Barreiras do Piauí, Divino Alano Barreira Seraine.
Prefeito de Barreiras, Divino Alano
A ação penal foi impetrada pelo Ministério Público após oferecimento de denúncia contra o prefeito Divino Alano pela suposta prática dos crimes previstos no art. 89 da Lei n° 8.666/93 e no art. 1°, VI e XIII, do Decreto-Lei n° 201/67, em concurso material (art. 69 do Código Penal).
Ele é acusado de realizar despesas no valor total de R$ 255.904,55 mil sem prévio procedimento licitatório, além de atraso na entrega dos balancetes mensais e a contratação de servidores sem concurso público.
Todas essas condutas foram praticadas no exercício financeiro de 2010, durante a gestão do acusado iniciada em agosto de 2010, após cassação do mandato do ex-gestor.
Defesa
Em sua defesa, o prefeito alegou que apesar das falhas apontadas pelo TCE, a prestação de contas da prefeitura de Barreiras do Piauí referente ao exercício financeiro de 2010 foi aprovada, demonstrando a ausência de dolo na sua conduta.
Divino Alano explicou ainda que assumiu o mandato de prefeito somente em agosto de 2010 e não pode ser responsabilizado por eventuais ilícitos perpetrados pelo ex-gestor e que toda mudança de gestão traz dificuldades administrativas. Disse ainda que todas as aquisições e/ou contratações no exercício financeiro de 2010 foram precedidas do devido procedimento licitatório.
Explicou também que o atraso na prestação de contas já é objeto de outra ação e que não pode ser acusado de contratar sem concurso público, pois não havia previsão orçamentaria nem legal para a realização de concurso público e que a contratação temporária de terceiros foi necessária para a conclusão do ano letivo e que foi feito concurso em 2012 mostrando a boa-fé do gestor.

Fonte: GP1

Um comentário:

  1. Barreiras do Piauí está sem dono, pois minha cidade que era tão boa esta um lixo.
    E vai fica muito mais ser votarem errado.

    ResponderExcluir



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!