sexta-feira, 1 de julho de 2011

CULTURA POPULAR DO MARANHÃO

CULTURA POPULAR DO MARANHÃO
Cultura Popular do Maranhão é uma feliz convergência de influências. Produto da mistura de brancos, negros e índios, ela também traduz a localização geográfica do Estado, mostrando a sua ascendência nordestina e amazônica. A força deste multiculturalismo deu origem a uma das mais ricas, vivas e originais expressões culturais do País.
Sua personalidade está impressa em todas as suas manifestações: Seja no trançado da palha, no trabalho das rendeiras, na tradição da pesca artesanal e da construção de barcos, quanto no sabor de sua comida, nas lendas, no som arrebatador do Bumba-meu-boi e nos seus diferentes “sotaques” (sotaques de orquestra, baixada, matraca, zabumba, alternativos e costa de mão) e na variedade das danças, como a Dança do Coco, A Dança do Le lê ou do Péla Porco, Dança do Caroço, Dança Bambaê de Caixa, Cacuriá  e Dança de São Gonçalo.Temos também o Tambor de Mina e Tambor de Criola.
Mas as festas são um dos momentos de expressão máxima da cultura maranhense. As festas no Maranhão são um espetáculo de cores, sons, sabores, fé, magia e tradição. É festa o ano inteiro: Festa do Divino, de São Benedito, Carnaval, São João e muitas outras. Em todas elas, a mesma característica: a participação popular e a alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!