terça-feira, 5 de julho de 2011

PROJETO: “OS PROBLEMAS DO LIXO”

PROJETO: “OS PROBLEMAS DO LIXO”
A Escola Educandário São José, sempre buscou conscientizar seus alunos para os problemas sociais, pensando nisso, a diretora Inácia Nogueira, o professor Gilberto e o professor Saulo, foram os protagonistas ao lado dos alunos do 9º ano, de um projeto falado sobre “os problemas do lixo”, que começou no dia 11 de junho e terminou no dia 02 de julho com a apresentação de trabalhos com o mesmo tema, e logo após as apresentações teve um super SHOW ECOLÓGICO do cantor e compositor DEUSAMAR SANTOS.
O Problema do lixo, nos últimos anos passou a ser uma preocupação de nível global, os problemas são os mesmos em todos os cantos do planeta, ou seja, a acumulação dos dejetos que nem sempre possui um lugar e um tratamento adequado. O pior, é que esse problema só tende a aumentar, uma vez que a população aumenta e gera elevação no consumo, e consumo significa lixo.
Veja o exemplo da cidade de São Paulo, em média cada pessoa produz diariamente entre 800 g a 1 kg de lixo diariamente, ou de 4 a 6 litros de dejetos, por dia são gerados 15.000 toneladas de lixo, isso corresponde a 3.750 caminhões carregados diariamente.
Em visita ao lixão a céu aberto de Alto Parnaíba e o de Santa Filomena, os alunos constataram que os mesmos são um risco a saúde pública e ninguém toma nenhuma providencia. O lixão de Santa Filomena fica próximo de um pequeno riacho o que obviamente contamina a água do mesmo. A cidade nem se quer tem secretária de meio ambiente, para fiscalizar essas questões.
Os alunos falaram ainda, como as pessoas podem reduzir o volume de lixo nos ruas, mostraram fotos de verdadeiros “lixões” pela cidade de Santa Filomena, inclusive na frente de órgãos públicos municipais e ressaltaram a ausência de lixeiros na cidade. Segundo os mesmos, os comerciantes também são responsáveis por boa parte da sujeira nas ruas.
Por fim, falaram da responsabilidade de cada em não poluir o meio em que vivemos.
Parabéns aos alunos, professores e direção pela iniciativa e pela coragem de falarem e mostrarem com fatos e argumentos que o problema do lixo é um problema nosso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!