terça-feira, 5 de julho de 2011

ESCOLA PEDRO DAMASCENO REALIZA APRESENTAÇÃO DA CULTURA POPULAR DO MARANHÃO

ESCOLA PEDRO DAMASCENO REALIZA APRESENTAÇÃO DA CULTURA POPULAR DO MARANHÃO
Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc.
Neste dia 02 de julho a Escola Centro Educacional Pedro Damasceno Filho, realizou uma grande festa da cultura popular do Maranhão, apresentando uma linda quadrilha e também algumas danças de bumba-meu-boi, com crianças e jovens.
Estiveram presentes centenas de pessoas prestigiando o evento.
O bumba-meu-boi é a mais conhecida brincadeira dos festejos juninos no Maranhão. É um auto que, reunindo três formas de expressão artística (teatro, dança e música), conta a estória da negra Catirina que, grávida, desejou comer a língua do boi predileto de seu amo, induzindo o seu marido, pai Francisco, a matar o boi para a satisfação de seu desejo. Atualmente, os grupos suprimiram a dramatização nas apresentações ao público durante os festejos juninos, mas preservou nas toadas, a seqüência da apresentação que compreende: O guarnicê, quando o amo do boi chama o grupo para começar a apresentação; o lá vai, aviso de que a brincadeira está se dirigindo ao local da apresentação; A licença, que é a permissão para que o grupo se apresente ao público; A saudação, quando são cantadas toadas de louvação ao dono da casas e ao boi; o urrou, momento que celebra a alegria de todos pelo restabelecimento do boi depois de ter sido sacrificado e a despedida, quando a brincadeira é encerrada. A brincadeira do bumba-meu-boi apresenta um conjunto de personagens que pode variar segundo o sotaque ao quais os grupos pertencem. O sotaque também determina a variação na indumentária dos grupos. Existem três grupos: Zabumba, matraca e orquestra, além de dois subgrupos identificados com as regiões a que pertencem, no caso, Baixada e Cururupu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!