sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Aborto: um olhar na perspectiva cristã católica

Aborto: um olhar na perspectiva cristã católica
Sobre a questão do aborto, Junges (2006, p.149-150) pondera: “Em geral, a discussão está reduzida às batalhas jurídicas, ou a descrição dos fatos sociológicos, descurando a reflexão ética que é a base primeira de qualquer bioética [...]”. Ora, prender-se ao “pode”, “não pode” do jurisdicismo, significa anular a dimensão simbólica do agir, tarefa peculiar da reflexão ética. O aborto é uma forma vulgar de tirar uma vida do ser humano. O feto é um projeto de corpo humano e olvidar isso, é ignorar o fantástico processo de vida humana.
A Igreja entra no fórum das discussões da bioética sobre o aborto, porque condena a tortura em quem quer que seja. Ela compreende que o ser humano na sua inteireza é para ser respeitado, nunca conspurcado. Por isso, condena toda experiência de cunho científico que coloca a vida em risco. Os cristãos compreendemos que o corpo humano é sagrado e, por isso, a Igreja é visceralmente contra a prática do abordo porque feto é um projeto de vida em formação.
Ora, na doutrina cristã, o direito de nascer é fundamental. E se a Igreja defende o feto, não se trata de ideologia, mas de preceitos evangélico que jamais abrem mão do direito à vida. José Fernandes de Oliveira (1997, p. 80), constata: “[...] É por causa do direito que um feto humano tem de nascer que a Igreja condena o aborto e a legalização do aborto. Foi concebido: tem o direito de nascer”. E acrescenta: “[...] O feto está na mulher, mas a mulher não é dona daquele feto, pela mesma razão que o piloto não é dono do passageiro que voa com ele".
Implica, portanto, dizer: abortar é negar um futuro ser humano a desenvolver-se, e a isso, não temos o direito, até mesmo porque acreditamos que o direito de viver é fundamental. Faz parte da fé cristã! E feto é realmente projeto de ser humano.
Referências:
OLIVEIRA, José Fernandes de. Católicos serenos e felizes: entre nós é assim... São Paulo: Paulus, 1997.
JUNGES, José Roque. Bioética: hermenêutica e casuística. São Paulo: Loyola, 2006.
 
Por: Iran Gomes Brito
DIOCESE DE BALSAS - MA CURSANDO TEOLOGIA em
Belo Horizonte – MG - FAJE - Departamento de Teologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!