quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

BEIJA-FLOR NÃO GANHOU NEM COM OS 10 MILHÕES DE ROSEANA

BEIJA-FLOR NÃO GANHOU NEM COM OS 10 MILHÕES DE ROSEANA 
Terminada a apuração do Grupo Especial das escolas de samba do Rio de Janeiro, que aconteceu na tarde desta quarta-feira na Sapucaí, a Unidos da Tijuca foi eleita a campeã do carnaval carioca, alcançando 299,9 pontos. Por sua vez, a Beija-Flor, uma das favoritas ao título e que recebeu uma turbinada de cerca de R$ 10 milhões do governo maranhense para o enredo sobre os 400 anos de São Luís, ficou em apenas quarto lugar (298,9), atrás ainda de Vila Isabel e Salgueiro.
No decorrer da apuração, os jurados deram notas bastante baixas a agremiação de Nilópolis, principalmente nos quesitos comissão de frente (foi representada por uma grande serpente), evolução e enredo (São Luís – O Poema Encantado do Maranhão), falhas as quais já haviam sido pontuadas pelo blog.
A exaltação exacerbada do misticismo (umbanda, candomblé) e a exploração desconexa do sofrimento dos escravos em detrimento de uma abordagem mais ampla do folclore, da culinária, da arte, casarões, azulejos, patrimônio cultural e histórico e das belezas de São Luís não passaram despercebidos pela comissão julgadora, contribuindo dessa forma para a pontuação pífia da Beija-Flor.
Bom, deixando paixões políticas e partidarismos de lado, só depois de algum tempo saberemos se o gasto milionário feito pelo governo Roseana Sarney realmente foi bem empregado, entretanto uma coisa não mudou com o desfile da Beija-Flor: nosso Maranhão continua amargar os piores indicadores socioeconômicos do país, com 36 municípios maranhenses entre os 100 mais pobres do país; São Luís continua a 5ª capital mais violenta do Brasil e a 26ª mais violenta do mundo; a capital possui um aeroporto (aerotenda) semelhante a uma praça de guerra, esgotos estourados por todos os lados e praias impróprias para banhos; mais da metade da população do Estado é analfabeta, onde 240 mil crianças em idade de 7 a 14 anos trabalham para sobreviver; mais de 3 milhões de maranhenses na dependência do Bolsa Família, ou seja, uma soma de fatores que resultam no pior IDH do país.
Ainda bem que a Beija-Flor não foi vice, senão a Unidos da Tijuca correria sério risco de ser cassada. Infelizmente os 10 milhões do governo do Maranhão não foram suficientes para comprar as notas ‘10’ dos jurados. O quarto lugar da Beija-Flor pelo menos combinou com o quarto centenário de São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!