sábado, 11 de fevereiro de 2012

COMUNIDADE DE SANTA FILOMENA PROMOVE "BANQUETE DOS CACHORROS"

COMUNIDADE DE SANTA FILOMENA PROMOVE "BANQUETE DOS CACHORROS"
Banquete dos Cachorros para São Lázaro, realizado no Brejo das Ovelhas, zona suburbana de Santa Filomena (PI)
O "Banquete dos Cachorros", promovido no dia 11 de fevereiro, é um ritual do catolicismo popular realizado em pagamento de promessa a São Lázaro. A festa é organizada quando um devoto deseja pagar uma promessa a São Lázaro. Pode ser feito em casa ou sítio e muitas vezes em terreiros de culto afro, o que é comum no Maranhão e na Amazônia.
Luís da Câmara Cascudo (Natal, 30/12/1898 — Natal, 30/06/1986), famoso historiador, antropólogo, advogado, jornalista e pesquisador das manifestações culturais brasileiras, noticiou sua ocorrência nos estados do Ceará, Piauí, Goiás, Rio de Janeiro e Sergipe.
Antes do almoço para os cães, que foi oferecido a 14 cachorros, fiéis fazem suas orações na Capela de Santa Luzia.
 A grande refeição para os cachorros costuma ser oferecida a um número ímpar de cães (7, 9, 11 ou 13), cuja razão não é explicada. No caso do Brejo das Ovelhas, comunidade situada na zona suburbana de Santa Filomena, a promesseira Aracy Costa Pereira (Dona Naninha) fez a promessa com São Lázaro para alimentar 14 (quatorze) cachorros.
“Eu adoeci e fiz uma promessa com São Lázaro; fazer almoço prá 14 cachorros no dia 11 de fevereiro, todos os anos, até o dia que eu puder”, conta dona Aracy Costa, mais conhecida por Naninha, acrescentando que morreu mas, graças a Deus e a São Lázaro, viveu de novo.
Cada um dos 14 cães comeu no seu prato, em uma mesa no chão, forrada com esteira e coberta com toalha bordada.
É comum que os cães comam intercalados por crianças, cada qual comendo em seu prato, embora não seja assim no Brejo das Ovelhas. Organiza-se uma espécie de mesa no chão, forrado com esteiras, cobertas por toalha bordada.
Uma pequena imagem de São Lázaro é colocada à cabeceira, ladeada por velas acesas. Os cães devem ir banhados, sendo-lhes colocado um laço de fita vermelho no pescoço. São presos por coleira, permanecendo seguros pelo dono até o final da refeição.
Naninha: "Eu adoeci e aí fiz promessa com São Lázaro para dar almoço a 14 cachorros no dia 11 de fevereiro".
O promesseiro costuma servir os pratos e às vezes permanece de pé ou de joelhos, podendo também estar segurando um dos cães, ou comer entre os convivas. Diferentemente, dona Naninha serve os pratos, mas não come, permanecendo de jejum até o horário do jantar.
Mas tem promesseiro que permanece deitado no chão durante o banquete, comendo como cachorro, com a boca no prato, sem segurar os alimentos com as mãos ou talheres. Também se tem notícias de casos em que o promesseiro e o cão comem no mesmo prato, ou de casos em que os cães ficam sobre bancos e são servidos numa mesa, em vez de comerem no chão.
Terminado o banquete dos cachorros, sobrou muita comida para ser servida entre todos que presenciaram aquele ritual
A promessa costuma ser em pagamento pela cura de uma pessoa, ou pelo restabelecimento de um cachorro. No Brejo das Ovelhas, a festa acontece em função da cura da própria promesseira Aracy Costa Pereira, que afirma ter se curado de várias doenças.
O banquete no Brejo das Ovelhas durou pouco tempo, não sendo registrada a ocorrência de brigas entre os cães. Depois, como sobrou muita comida (arroz, carne, galinha caipira, macarrão), todas as pessoas presentes à casa de Leondina Leite Ramos (Dona Leonda), que sempre cede o espaço para o cumprimento da promessa, ao lado da Capela de Santa Luzia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!