quarta-feira, 12 de setembro de 2012

FESTEJO DE NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS REUNIU MILHARES DE PESSOAS EM ALTO PARNAÍBA


FESTEJO DE NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS REUNIU MILHARES DE PESSOAS EM ALTO PARNAÍBA
O tradicional festejo de Nossa Senhora das Vitórias, em Alto Parnaíba - MA, iniciou no dia 30 de agosto e terminou no dia 08 de setembro de 2012. Diante da grande afluência de público ao evento, a praça e ruas do entorno da praça Cel. Adolpho Lustosa, passaram a ser ocupadas, durante o festejo, tanto por pontos de comércio, quanto por pessoas advindas de diversos lugares do Brasil. Entre eles, podemos destacar as cidades de Palmas - TO, Gurupi - TO, Lizarda - TO, Araguaína - TO, Balsas – MA, Tasso Fragoso – MA, São Luís – MA, Santa Filomena – PI, Gilbués – PI, Teresina – PI e muitas outras da região.
As barracas foram montadas no entorno da praça, e certamente gerou uma boa renda para muitas famílias que vivem disso. Os camelôs também, não deixaram de vir. As missas foram celebradas pelo Padre Ugo Montagner, e outras por padres convidados, como por exemplo: Robertinho de Tasso Fragoso - MA, José Alberto e o Bispo Dom Enémesio Lazaris de Balsas - MA, Padre José Manuel Águila de Santa Filomena – PI.
A exemplo do ano passado houve uma caminhada na noite de 08/09, saindo da Igreja Matriz, e percorrendo diversas ruas da cidade e retornando novamente a igreja, onde teve continuidade a santa missa, de encerramento dos festejo de Nossa Senhora das Vitórias neste ano de 2012.
No dia 06/09, às 6 horas da manhã, foi celebrada a tradicional missa do vaqueiro. Esse ano, a missa ganhou um colorido diferente, colorido esse que se tratava das comitivas.
A Missa do Vaqueiro é um evento religioso e tradicional na cultura popular do sertão. Consta de uma missa celebrada a céu aberto, e logo depois os vaqueiros desfilam nos seus cavalos em procissão pelas ruas da cidade.
As comitivas foram organizadas para abrilhantar ainda mais a festa dos vaqueiros. Além das camisas das comitivas, a Casa do Fazendeiro, a exemplo dos anos anteriores doou várias camisas aos vaqueiros. As comitivas foram: A comitiva “100 Parea” teve como organizadores Soraya Coelho, Paulo Ramon e outros. A comitiva “100 cavalo” teve como organizadores Larissa Fonseca e Raildson Rocha, esta foi a única a oferecer churrasco e cerveja na barraca de Cacau, a todos os que adquiriram a camisa. A comitiva Rédea Solta Contou com a organização de Robério Boiadeiro. E a última, Comitiva “ele dá pra nois que nois é patrão” foi uma organização de um pequeno grupo de amigos.
Na área social, a prefeitura colocou a disposição da igreja a som para realização das missas e  para animação da barraca comunitária. E para o público, varias bandas da região que cantaram e encantaram. A Banda Canto da Terra, a maior da cidade tocou diversas noites na barraca da igreja. Frank Rodrigues, Forró Garota Bandida e Forró do Top agitaram as noites do dia 5, 6 e 7. O público lotou a praça e dançou ao som da boa música nordestina. Vale ressaltar, que a praça está com um visual novo, ou seja, os banheiros que ficam no centro da mesma e incomodavam a população, foram retirados.
Este ano, o festejo teve como tema “com Maria revivemos o nosso batismo”. E certamente o povo rezou e curtiu bastante, não só o festejo, mais também a companhia de familiares e deste povo acolhedor de Alto Parnaíba – MA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!