terça-feira, 25 de setembro de 2012

SAMU 192 SE TORNA REALIDADE PARA ALTO PARNAÍBA E TASSO FRAGOSO - MA


SAMU 192 SE TORNA REALIDADE PARA ALTO PARNAÍBA E TASSO FRAGOSO - MA
Muita alegria e emoção na tarde desta sexta-feira, dia 21 de setembro, quando o SAMU 192 foi inaugurado em Alto Parnaíba – MA, cidade Sul Maranhense.
A solenidade de inauguração da unidade do Samu 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) do município alto-parnaibano, aconteceu às 16h desta sexta (21), na Praça Cel. Adolpho Lustosa, no centro da cidade.
Estiveram presentes autoridades da região, vereadores, e pessoas da comunidade que compartilharam o momento. Entre as autoridades estava a Secretaria de Saúde de Tasso Fragoso – MA, município este que também será atendido pelo Samu 192 de Alto Parnaíba.
A secretaria de Saúde Carmelita Brandão, Sirley Gama que é coordenadora geral de urgência e emergência em Alto Parnaíba, e o coordenador do Samu regional em Imperatriz, Weverton Augusto Oliveira, falaram da importância do atendimento realizado pela equipe do SAMU, e do projeto que incluiu 14 bases de saúde distribuídas entre as principais cidades da região, sendo que só faltava Alto Parnaíba – MA. Foi também lembrado na ocasião que devido o telefone fixo de Alto Parnaíba, ter o DDD 89 (que é de Santa Filomena - PI), fica inviável a ligação por este, tendo em vista que a mesma cairá na central de Teresina e não de Imperatriz, como deve ser. Portanto é imprescindível que ao ligar para o Samu no município alto-parnaibano, o usuário o faça pelo telefone celular da OI que tem o DDD 99.
O polo de atendimento em saúde de Imperatriz abrange quase 50 municípios do Sul do Maranhão e de partes dos Estados do Pará e do Tocantins, e começou a se expandir em meados de fevereiro deste ano. Ao ligar para o Samu 192, a ligação será direcionada para a central de Imperatriz que imediatamente entrará em contado com a viatura do Samu mais próxima, para realizar o atendimento. A Central 192 foi ampliada e readequada para atender as chamadas de emergência e acionar, por rádio amador, as equipes que estão nos municípios.
O projeto tornou-se viável a partir de aliança firmada entre os governos Federal, Estadual e Municipal, através do esforço do governo de Dr. Ernani do Amaral Soares. O Samu 192 é sem dúvida um marco na história de Alto Parnaíba que só tem a ganhar. Portanto, a população está de parabéns, por mais essa grande conquista, não só a de Alto Parnaíba, mais também a de Tasso Fragoso que igualmente será atendida, por esta base.
Reportagem: Raildson Rocha
Apoio: Agência BPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!