sábado, 25 de maio de 2013

ALUNOS VISITAM SÍTIO ECOLÓGICO EM TASSO FRAGOSO – MA

ALUNOS VISITAM SÍTIO ECOLÓGICO EM TASSO FRAGOSO – MA
Iphan diz que no município há o maior número de sítios arqueológicos do Maranhão!
GARRAFÃO / Foto: Lúbina Katrine Ascenso
 Foi realizada uma visita sociocultural organizada pelo IFMA (Instituto Federal do Maranhão) Campus São Raimundo das Mangabeiras aos sítios arqueológicos de Tasso Fragoso.
Participaram da visita os alunos dos cursos integrados de Agropecuária e Meio Ambiente, e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), juntamente com a equipe de professores.
A proposta partiu do interesse do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indiodescendentes (Neabi) e dos professores de história, geografia, biologia, matemática e educação, visando integrar as disciplinas de história, arqueologia, meio ambiente e a cultura da região.
A visita permitiu que os alunos pudessem conhecer, entre outros elementos, parte do contexto da pré-história no Brasil e o potencial arqueológico do estado do Maranhão.
GARRAFÃO / Foto: Lúbina Katrine Ascenso
É importante resaltar que os sítios arqueológicos de Tasso Fragoso ainda enfrenta dificuldades estruturais para a organização e legitimidade das fontes arqueológicas que possui.
O Museu do Cerrado, que traz elementos da cultura sul maranhense, na qual estes alunos estão inseridos foi outra importante visita feita pelos alunos do IFMA de São Raimundo das Mangabeiras.
A realização da visita contou com o apoio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Turismo do município de Tasso Fragoso e do guia voluntário que realiza o mapeamento dos sítios, conhecido por todos como Aguinaldo Lirô, cidadão frogosense “guardião” das riquezas naturais e culturais do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!