sexta-feira, 22 de março de 2013

BALSAS COMEMORA 95 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

BALSAS COMEMORA 95 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
Hoje dia 22, o município de Balsas completa 95 anos de emancipação política! 
Hoje dia 22, o município de Balsas completa 95 anos de emancipação política, a prefeitura municipal fez uma programação especial para dois dias com uma série de atividades para a comunidade, as quais estão sendo promovidas por diversas secretarias do município.
Iluminação de Balsas / Foto: Lúbina Katrine
22 de março, dia oficial do aniversário da cidade os balsenses acordaram com uma alvorada, carros de som circulando pelas ruas da cidade anunciando o aniversário da princesinha do Sul do Maranhão. Logo em seguida às 07h00min – Missa na Igreja Matriz de Santo Antônio, em ação de graças aos 95 anos de emancipação política do município. Às 08h30min, houve corrida de Rua com atletas locais, às 09h00min, encerramento torneio de Vôlei, Basquete e Futsal, às 16h00min – Abertura do Campeonato Balsas Interbairros de Futebol, às 18h00min – Passeio Ciclístico pelas ruas da cidade, às 19h00min – Culto em Ação de Graças, na Avenida Raimundo Félix (Avenida Litorânea) e às 21h00min – Show gospel com as Bandas AZ 7, Templos e o grupo musical Som e Louvor.
Segue ainda no dia 23, mais programações em alusão ao aniversário da cidade: 19h30min – Apresentação do Boi Criança Maravilha. 20h00min – Premiação dos Esportes. 20h30min – Show com as Bandas locais Comitiva do Forró, Molequinho e Banda, Vira e Mexe e Forró do Top. Todas as apresentações serão realizadas na AV. Raimundo Felix (Avenida Litorânea).
Balsas é um dos municípios Maranhense, que mais cresce, sua população é de 83.459 habitantes, segundo censo do IBGE de 2010. É a terceira maior cidade do estado em território urbanizado, e o maior município do Maranhão em área total (urbano e rural) com 13 141.637 km² de área. A cidade Já teve os nomes Vila Nova e Santo Antônio de Balsas. O município fica na região Sul do Estado, localizada acerca de 640 km da capital São Luís.
Frente ao quartel / Foto: Lúbina Katrine
A cidade foi evangelizada pelos missionários combonianos,  principalmente italianos. Padre Ângelo de La Salandra, Dom Diogo Parodi e Dom Rino Carlesi, foram os primeiros missionários a chegarem para evangelizar em terras do sul do maranhão. A cidade possui algumas igrejas históricas, destaques para as igrejas, Matriz de Santo Antônio (construída inicialmente em 1882) e a Catedral do Sagrado Coração de Jesus.
Atualmente, a economia de Balsas é formada pela indústria de grãos, sendo um dos maiores produtores da região Nordeste. Como festa tradicional há o Festejo de Santo Antônio, um dos principais eventos do município, que acontece todos os anos no mês de junho, são 13 dias de intensas festividades em homenagem ao Santo Padroeiro.
Atualmente a cidade vive um caos do desenvolvimento econômico desordenado, considerada pólo agrícola do Maranhão e dona do segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) do estado.
Há anos a cidade vive em completo estado de abandono, é o contraste entre a riqueza gerada pelo agronegócio e a incapacidade do poder público (Municipal e Estadual) de oferecer uma infraestrutura urbana que chegue a contento dos seus munícipes. A cidade está completamente esburacada, sem um mínimo de infraestrutura, e pra completar soma-se aos problemas nas áreas de saúde, segurança pública, educação, é a ineficiência da telefonia celular, que para se conseguir sinal é uma questão de sorte.
Mercado Central / Foto: Raildson Rocha
É notória a insatisfação popular com o descaso das autoridades locais, as populações jovens são os mais incomodados com as entraves impostas pelo crescimento acelerado somado à má administração do município.
Dona Solimar, moradora de um dos bairros da periferia de Balsas diz que “nem se atreve a sonhar mais, porque tá tudo tão difícil, que ela não sabe mais nem o que esperar de Balsas, a mesma resalta ainda que entra e sai administradores públicos e a cidade é ficando cada dia pior, segundo ela, agora é apelar pra Deus, pra ver  se as coisas melhoram, e pedir a Ele que ilumine e abençoe a vida dos governantes e que  abra a mente deles para que eles possam  fazer por nós o que é necessário fazer , o que é de obrigação deles” afirmou a mesma.
Desejamos que com essa nova administração a cidade possa crescer em todos os campos, oferecendo oportunidades iguais a todos os seus munícipes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!