terça-feira, 5 de março de 2013

REGIÃO SUL DO ESTADO É MUITO PROCURADA POR PESSOAS DO SUL DO PAÍS


REGIÃO SUL DO ESTADO É MUITO PROCURADA POR PESSOAS DO SUL DO PAÍS
Primeiros gaúchos chegaram na década de 1970!
QUEM CONHECE NÃO ESQUECE / Foto: Raildson Rocha
 Deixar o Sul do país em busca de terra fértil e clima apropriado para o cultivo da terra. Essa foi a motivação que trouxe, e continua trazendo, muita gente do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina para o sul do Maranhão.
Há 30 anos, o veterinário Antonius trocou o sul do Rio Grande pelo sul do Maranhão. Na época tinha 25 anos e nem imaginava como seria Balsas. No início, ajuda o pai na plantação de arroz. Com o tempo, passou a se dedicar à suinocultura. Atualmente, desenvolve técnicas de inseminação artificial semelhantes às de países mais desenvolvidos.
“Acho que meu lugar é aqui, minha atividade é aqui, meus filhos nasceram aqui também. Hoje me considero maranhense já”, disse o veterinário Antonius Fhilipsen.
Os primeiros gaúchos chegaram na região de Balsas na década de 1970. Os migrantes buscavam novas técnicas para o cultivo. Uma das dificuldades enfrentadas foi a mudança climática.
O empresário Valdir Zaltron mudou de endereço com toda a família há 12 anos. Veio conferir a fama de prosperidade que Balsas ganhou na serra gaúcha. “Viemos para o lugar certo. Fomos acolhidos muito bem e vivemos um momento feliz por termos alcançado dos objetivos traçados nesse período de 12 anos”, conta.
Os dois irmãos de Valdir chegaram quatro anos depois, e apostaram na soja. Foram os primeiros a introduzir novas tecnologias agrícolas. Com isso, o comércio de máquinas agrícolas alavancou. A região é hoje responsável pela produção de soja de 70% do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!