quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

CENTRO HISTÓRICO RECEBERÁ 138 MILHÕES EM INVESTIMENTOS


CENTRO HISTÓRICO RECEBERÁ 138 MILHÕES EM INVESTIMENTOS
Os recursos virão do PAC!
O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, recebeu no Palácio La Ravardière, a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogea, dando início à formalização de uma parceria para recuperação do Centro Histórico da cidade.
Imagem: Reprodução
Segundo Kátia Bogea, o anúncio de recursos do PAC Cidades Históricas para São Luís pela presidenta Dilma Rousseff, no dia 30 de janeiro, vai contribuir definitivamente para mudar a feição do centro da cidade. A liberação de recursos da ordem de R$ 138 milhões dependerá exclusivamente da capacidade de execução de projetos que serão supervisionados pelo Iphan, em parceria com o município e estado.
A superintendente do órgão acredita que o andamento de todos os projetos voltados para a recuperação do patrimônio dependerá da convergência de energia e comprometimento.
“Sendo prefeito de uma cidade reconhecida mundialmente como patrimônio da humanidade, entendo que ele tem uma responsabilidade que é compartilhada com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico no Maranhão”, disse a superintendente Kátia Bogea.
Na conversa inaugural da parceria entre Iphan e Prefeitura de São Luís em favor do Centro Histórico, Edivaldo Holanda Júnior destacou o trabalho coletivo desenvolvido pela equipe de governo. Acompanhado do presidente da Fundação do Patrimônio Histórico (Fumph), Aquiles Andrade, e do secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Ted Lago, o prefeito propôs esforço conjunto para recuperar o Centro Histórico.
“O problema não é o dinheiro, mas conseguirmos executar todos os projetos que estão previstos”, ressaltou a superintendente. No entendimento de Kátia Bogea, a concentração de esforços será fundamental para a recuperação e reabilitação da área. Desta forma, o lugar será melhor usufruído pelas pessoas que visitá-lo e para as que habitam a região tenham uma melhor qualidade urbanística.
Uma das primeiras ações deste plano conjunto será a recriação do Núcleo Gestor do Centro Histórico, com participação transversal do estado, município, sociedade civil, sindicatos e Iphan. “Todos juntos pelo Centro Histórico de São Luís. Esta é a postura mais correta. Esperamos que todos ajudem para que possamos mudar essa realidade”, disse Kátia Bogea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!