sexta-feira, 30 de novembro de 2012

CHEIA NO RIO PARNAÍBA PODERÁ CAUSAR PREJUÍZOS


CHEIA NO RIO PARNAÍBA PODERÁ CAUSAR PREJUÍZOS
Choveu durante toda a noite da quinta-feira e até por volta do meio dia desta sexta (30) na região de Alto Parnaíba e região circunvizinha.
Foto 1: Smith Rosa / Fotos 2,3 e 4: Dhiancarlos Pacheco
 Os transtornos a população são variados, tais como: muita lama, falta de canoa (pontãozinho) para travessia para a cidade vizinha Santa Filomena – PI, sendo que nesse período de cheia, a travessia é feita por canoas de remo ou barco a motor (voadeiras), elevando consideravelmente o preço da travessia.
O Rio Parnaíba já chega a quase dois metros acima do nível normal, fato que impressiona os jovens que não presenciaram a cheia dos anos 1980, que derrubou casas, desabrigando algumas famílias de Alto Parnaíba e Santa Filomena.
Este blog, em visita ao velho monge no período desta tardinha, conversou com velhos moradores daquele local, onde eles nos contavam que nesta cheia de 80, acostumava colher milho, melancia, abobora, que eram trazidos de vazantes de ribeirinhos rio acima, como também visitavam alguns parentes em Santa Filomena, de canoa, pois as cheias lhe possibilitavam ir de terreiro adentro.
Tudo indica que a cheia do Rio Parnaíba tende a aumentar, segundo a previsão meteorológica que mostra chuvas para os próximos três dias. Caso continue aumentando o nível de água do rio, o transtorno poderá ser ainda maior, pois nesse momento nos chega à informação de que o proprietário do depósito bebidas cai n’água na beira rio da cidade de Santa Filomena, já está providenciando a retirada de seus produtos, para local afastado do rio, pois as águas vermelhas do Rio Parnaíba já estão invadindo o quintal do seu estabelecimento. Com isso, o pontão que faz a travessia de automóveis entre as duas cidades, poderá também deixar de fazer a travessia devido às cheias.
Por: Raildson Rocha e Smith Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!