quarta-feira, 21 de novembro de 2012

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA É LEMBRADO EM ESCOLA DE ALTO PARNAÍBA



DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA É LEMBRADO EM ESCOLA DE ALTO PARNAÍBA
Na manhã desta terça-feira, o professor Raildson Rocha e Socorro Amaral da Escola Estadual Centro de Ensino Vitorino Freire mobilizaram as turmas de 1º e 2º ano para comemorar o Dia da Consciência Negra. O evento contou com participação ativa dos alunos. A data foi comemorada neste dia 20 de novembro.
Foto: Raildson Rocha
A ideia de promover danças foi do professor Raildson Rocha. De acordo com ele, ao trabalhar o tema com os alunos, a proposta da escola é sensibilizar, refletir e conscientizar os alunos sobre a realidade racial no Brasil e na escola.
As alunas do 1º ano apresentaram duas danças com objetivo de chamar a atenção para a importância desta data que é fundamental para a cultura brasileira. Logo após a aluna Camila fez uma linda reflexão sobre a data relembrando fatos históricos em que os negros foram protagonistas.
O professor lamentou o fato de haver preconceito entre os próprios alunos como exclusão, formação de “grupinhos” e apelidos desagradáveis. “Infelizmente, o preconceito faz parte da escola, mas é um desafio a ser vencido e o evento desperta para essa realidade”, disse o professor.
O dia da consciência negra foi escolhido 20 de novembro para homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Nesta data em 1695, Zumbi foi traído e denunciado por um antigo companheiro. Ele foi localizado, preso e degolado aos 40 anos de idade. Zumbi virou uma lenda e foi amplamente citado pelos abolicionistas como herói e mártir.
O Dia da Consciência Negra é também uma forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história.
Em Alto Parnaíba nesta data não é feriado, diferente de Santa Filomena que mesmo sendo feriado municipal a data muita vezes é esquecida, apesar do município contar com um cemitério, do século XIX, construído por escravos, possivelmente fugitivos de fazendas na Bahia. Mesmo com esse monumento histórico a data é pouco valorizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!