terça-feira, 13 de novembro de 2012

II ENCONTRO DE FILOSOFIA COM O TEMA “A FILOSOFIA NO UNIVERSO ADOLESCENTE” FOI UM SUCESSO



II ENCONTRO DE FILOSOFIA COM O TEMA “A FILOSOFIA NO UNIVERSO ADOLESCENTE” FOI UM SUCESSO
As atividades do II Encontro de Filosofia com o tema “A Filosofia no Universo Adolescente” encerraram neste dia 09 de novembro. O evento foi uma realização do Núcleo de Tecnologias para Educação – Uemanet, por meio da Diretoria do curso de Filosofia. 
A abertura do encontro contou com a palestra do Prof.Dr. Cedric Tentel Nakasu. Na programação, ainda, teve minicursos como “A adolescência como formação para a cidadania na obra Emílio de Rousseau” (Prof. Bernardo Sakamoto); “A educação dos Jovens segundo Platão nas Leis e na República” (Profª. Rosa Aguilar) e “Cinema, Filosofia e Educação” (Prof. Anderson Bogéa). Além das palestras "Aristóteles e o caráter do Jovem” (Prof.Bernardo Sakamoto); “O Uso de Aparelhos e Máquinas na Constituição da Imagem Humana Contemporânea” (Prof.Celso Braida); e “O universo dos Jovens e a Filosofia” (Profª. Rosa Aguilar), finalizando com a apresentação de alguns polos sobre o Projeto Mora na Filosofia e sorteios de brindes, entre eles um tablet. 
“Tivemos toda uma programação preparada de forma a contemplar algumas questões relativas à educação de adolescentes a partir de uma perspectiva filosófica. Fomos desde a Antiguidade até oficinas de cinema, que é algo bem atual, para que os professores se inteirassem mais sobre esse universo”, disse a Diretora do curso de Filosofia, profª Leila Amun.
Foram cerca de 400 participantes, entre professores, pesquisadores e alunos da área de Filosofia, com a presença de representantes de todo o Maranhão, através dos 31 polos eu enviaram seus alunos. “O evento vem complementar o do ano passado que falou sobre a Filosofia no universo infantil. E foi de grande relevância para o curso e todos os presentes”, destacou o aluno Jhonathan Oliveira Silva, do polo Coelho Neto.
O evento teve como objetivo contribuir para a fala e reflexão sobre a adolescência e a filosofia inserida nessa natureza, além de fazer com que os presentes percebessem os elementos que compõem o universo em questão e relacionar com outros períodos da vida humana e comparar leituras filosóficas realizadas sobre o objeto em destaque.
Fonte: UemaNet

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!