terça-feira, 11 de dezembro de 2012

PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF INAUGURA CAMPI DO IFMA DE S.R. DAS MANGABEIRAS


PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF INAUGURA CAMPI DO IFMA DE S.R. DAS MANGABEIRAS
A presidenta da República, Dilma Rousseff, inaugurou, na manhã desta quarta, 05, os campi de Barreirinhas, Coelho Neto, S.Raimundo das Mangabeiras e S.João dos Patos.  O ato solene aconteceu em Brasília, durante o 7º Encontro Nacional da Indústria, que foi prestigiado pelo reitor do IFMA Roberto Brandão e pelos diretores Tito Tsuji, Arcenildo Nascimento, Carlos Firmino e Antonio Maia.
A presidenta Dilma fez a entrega de placa simbólica ao vice-presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Sérgio Pedini, representando os reitores de todos os institutos federais que tiveram 35 campi inaugurados no ato. “A educação é um patrimônio que o Brasil deve assegurar a todos os brasileiros”, disse Dilma. Agora com 430 unidades, até 2014 a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica terá 562 escolas presentes em 515 municípios e mais de 600 mil matrículas.
A implantação dos novos campi  integra o conjunto de ações previstas pelo Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). “No Pronatec está uma das chaves do futuro do Brasil”, prosseguiu a presidenta. “Se somarmos criatividade com ciência, tecnologia e inovação, teremos capacidade competitiva com enorme impacto na qualidade de vida de brasileiros e brasileiras”, concluiu.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou novas oportunidades através do Pronatec subsquente. Ou seja, quem já concluiu o Ensino Médio, poderá frequentar cursos do Pronatec de formação profissional, nos 1.561 municípios em que o programa está sendo executado no país. “Há um tsunami social querendo educação de qualidade”, afirmou o ministro. Para o reitor Roberto Brandão, “o ensino de qualidade é uma das contribuições do IFMA para iniciar um processo de melhoria dos indicadores sociais nas regiões em que se instalam os novos campi”.
Participaram da solenidade, ainda, o prefeito de S. João dos Patos, José Mário de Sousa, a secretária de Educação de S.R. das Mangabeiras, Terezinha Brito, o ministro do Tribunal de Contas da União, Raimundo Carreiro Silva, e o ex-reitor José Ferreira Costa. O Pró-reitor de Extensão do IFMA, Marco Antonio Torreão, e o coordenador do Pronatec no IFMA, José Lauro Martins, que participavam de reunião de avaliação nacional do Pronatec, também prestigiaram o evento, antes de participar da assinatura da pactuação do programa para 2013.
Metas do Pronatec - com a meta de oferecer cursos técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC) a 8 milhões de estudantes e trabalhadores até 2014, para 2013, o Pronatec oferecerá 2.290.221 vagas em 724.539 cursos técnicos e 1.565.682 vagas em cursos FIC.
Desde 2011, quando foi criado, o Programa atendeu mais de 2,5 milhões de brasileiros. Nesse sentido, os institutos federais de educação, ciência e tecnologia foram o grande destaque na oferta de cursos técnicos, com 252.716 matrículas, superando a meta 151.560 vagas. Ao todo, o programa registrou 788.979 em cursos técnicos e 1.732.439 em cursos FIC.
Medida provisória – entre os objetivos do Pronatec para 2013 está ainda a ampliação do número de bolsas-formação para estudantes egressos do ensino médio público e para cursos técnicos integrados à educação de jovens e adultos. Para isso, será editada medida provisória.
Fonte: IFMA/MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!