sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

IBAMA, AGED E PRF APREENDERAM MAIS DE 100 AVES QUE SERIAM COMERCIALIZADAS


IBAMA, AGED E PRF APREENDERAM MAIS DE 100 AVES QUE SERIAM COMERCIALIZADAS
Denúncia anônima levou os agentes ao local.
Foto: Reprodução RTBN
Agentes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis – IBAMA /MA, em parceria com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão – AGED/MA e a Policia Rodoviária Federal da Regional de Balsas apreenderam ontem (23) pouco mais de 100 aves de varias espécies em um cativeiro no perímetro urbano do município de São Raimundo das Mangabeiras.
A denúncia anônima de que pessoas da cidade estavam criando animais silvestres sem nenhuma tipo de condições partiu de pessoas da comunidade, os servidores foram até o local e lá constataram a veracidade da denuncia onde no local havia dezenas de animais em situação irregular.
Além das aves foram recolhidos ainda do mesmo cativeiro 2 jabutis, 1 quati e 1 macaco que fugiu no momento da operação.
Segundo Antonio Adolfo, chefe do IBAMA da Regional de Balsas todos os animais são naturais da fauna da região.
No momento da operação as 6 pessoas que foram apontadas como os responsáveis pelo crime ambiental fugiram do local, mas já foram notificadas e autuadas pelo crime. A denuncia será encaminhadas ao ministério publico, e os acusados irão responder perante a justiça pelas ações criminosas.
Alguns dos animais apreendidos serão devolvidos para a natureza, porque são animais que irão se adaptar facilmente, outros serão outros serão conduzidos para Imperatriz e de lá após serem feitos alguns procedimentos por biólogos e veterinários que dispõem na unidade de Imperatriz deverão ser reabilitados para devolução à natureza e os que não tiverem condições serão encaminhados a um zoológico ou centro de recepção devidamente legalizado.
O tráfico de animais silvestres é a terceira maior fonte de renda criminosa no mundo, ficando atrás somente do tráfico de armas e do tráfico de drogas.
O chefe do IBAMA faz um apelo para que a comunidade denuncie, caso saiba de algum cativeiro clandestino. As denuncias podem ser feitas diretamente para o IBAMA pelo telefone 3541-2397.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!