segunda-feira, 5 de março de 2012

ÁREA PROTEGIDA PODERÁ SER CRIADA EM SÃO FÉLIX DO TOCANTINS PARA FORTALECER CORREDOR ECOLÓGICO DO JALAPÃO

ÁREA PROTEGIDA PODERÁ SER CRIADA EM SÃO FÉLIX DO TOCANTINS PARA FORTALECER CORREDOR ECOLÓGICO DO JALAPÃO
Imagem: Reprodução
Técnicos da Semades – Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, do Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins e do ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação Ambiental, fazem vistoria de campo em São Félix do Tocantins para coletar dados que subsidiarão a proposta para criação de unidade de conservação de âmbito municipal. O interesse pela criação da unidade de conservação partiu do próprio poder público da cidade e conta com apoio técnico de órgãos ambientais do Governo do Estado e do Governo Federal.
De acordo com o diretor de Políticas e Instrumentos de Gestão Ambiental da Semades, Rubens Brito, a criação de uma nova área protegida em São Félix do Tocantins tem o intuito de fortalecer o Corredor Ecológico do Jalapão, composto por unidades de conservação, reservas particulares do patrimônio natural, áreas quilombolas e reservas legais. “O Jalapão é uma região com solos frágeis e vegetação rasteira, muito suscetível a degradação e contaminação dos rios. Uma nova unidade de conservação vai ajudar a preservar a paisagem natural e a biodiversidade da região”, reflete.
A vistoria termina no próximo sábado, 3. Nesta expedição, os técnicos vão caracterizar os ecossistemas mais importantes, verificar os tipos de uso e ocupação do local e discutir com os setores representativos da cidade as categorias de unidade de conservação que mais se aplicam à realidade da região.
Fonte: Secom – TO / Portal Araguaína Noticias

Um comentário:

  1. Trazer o desenvolvimento pra região ninguém quer né!?Eu conheci a jalapão e acho desnecessário aumentar as áreas de proteção pois a população de São Félix precisa de Bons empregos ,além de que as áreas servirão apenas para Substituir áreas já de proteção,pois as do parques se pode Plantar soja e as do Jalapão não,e isso é pura jogada para apenas retirar áreas cultiváveis do Jalapão e trocar por estas de São félix que não o são.São terras pouco férteis porém já se pode ver plantações de eucalipto que futuramente darão muitos empregos para a população.

    ResponderExcluir



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!