sexta-feira, 9 de março de 2012

PREFEITURA DE BALSAS-MA REPUDIA DECLARAÇÕES DA PROFESSORA WALKIRIA ARAÚJO

PREFEITURA DE BALSAS-MA REPUDIA DECLARAÇÕES DA PROFESSORA WALKIRIA ARAÚJO 
A Prefeitura Municipal de Balsas, diante do pronunciamento feito pela ex-professora da Faculdade de Balsas (Unibalsas), Walkiria Benedeti Cardoso Araújo, ao jornal Folha de Londrina, de 04 de março de 2012, lamenta a forma desrespeitosa, preconceituosa, xenofóbica e esnobe com que a mesma se referiu ao povo balsense.
Partimos do pressuposto de que diferenças regionais existem (e existirão sempre!), irremediavelmente. E entendemos que as afirmações feitas pela ex-professora têm, sobretudo, conotação xenofóbica, através de julgamentos que sugerem que a capacidade do povo balsense seja inferior à dos habitantes de outros estados ou de outras regiões, e como se a felicidade dos mesmos fosse apenas ilusão, pelo simples fato de não se dispor de shoppings, teatros, cinemas. Entendemos que a felicidade independe da disponibilidade de bens materiais, exceto aqueles que garantem a dignidade da pessoa humana.
Igualmente, as afirmações sobre a educação do povo de Balsas são falsas. Além de injustas, tais declarações (feitas por uma formadora de opinião) perdem sustentação quando a realidade vem à tona. A título de exemplo, o IDEB do município de Londrina-PR, em 2009, para alunos de 8ª série, foi de 4.1, enquanto o mesmo índice em Balsas-MA é de 3.3, e em Alegrete-RS é 3.0, o que coloca Balsas não muito distante daquele de Londrina-PR e superior ao de uma região tida como "rica", o Rio Grande do Sul. Não negamos que ainda falta muitos esforços para se chegar a um índice elevado, ao mesmo tempo em que reconhecemos que as generalizações feitas por Walkiria são incoerentes e desrespeitosas com uma parte da população que não contribuiu para o estabelecimento de tal índice. Na verdade, quaisquer generalizações sobre a educação do povo de um município parecem ter sustentação apenas no preconceito.
Por outro lado, a "mistanásia", a qual a professora acredita ser vivida em Balsas, parece ter tanto crédito quanto os trechos do seu próprio pronunciamento, em que insinua que a felicidade é ter à disposição: "teatro, cinema, shopping", o que, para ela, é tido como "o que é bom na vida".
Quanto à religiosidade, apesar do reconhecimento de que os católicos são maioria no município de Balsas, o tratamento aos religiosos balsenses foi expresso de maneira generalizada e indiferente. Em mensagem subliminar, deixa a ideia de que o período vivido neste município parece ser dispensável, tendo como base o texto em que a entrevistadora diz que Walkiria "aos poucos está retomando a sua vida pessoal e profissional".
A Prefeitura Municipal de Balsas repudia quaisquer atos de xenofobia ou quaisquer tipos de preconceitos. Tais atos, especialmente vindos de uma professora, atingem negativamente a vida das pessoas, levando-as a duvidarem de suas próprias capacidades, podendo despertar nestas um sentimento de inferioridade e submissão. Os povos são iguais e, por isso, possuem capacidades iguais e merecem tratamentos iguais. O que os diferem são as maneiras como vivem, falam, se comportam, se divertem.
Por fim, a Prefeitura Municipal de Balsas informa que todas as críticas construtivas referentes à administração pública serão levadas em consideração e que os ataques desrespeitosos ao povo de Balsas serão sempre repudiados, veementemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!