segunda-feira, 26 de março de 2012

O QUE É ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA?

O QUE É ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA?
Antropologia teológica corresponde a um tratado sobre o homem, "imagem e semelhança de Deus" (Gn 1, 26 )[1] à luz da revelação divina ( da shekinah). É, pois, uma antropologia lida a partir do evento do divino encarnado que ao assumir a humanidade, ressignifica toda a história humana. Última análise é a história humana impregnada da história de Deus indicando caminho de salvação.
            Vários textos bíblicos, sobretudo no Novo Testamento expressam a íntima relação de Deus com os homens. Porém, é em Jesus, verbo encarnado, que a misteriosa trama humana encontra sentido de vida e de história. Ora, o mistério do ser humano é tão grande que Deus tornou-se humano, pois, "o mistério do homem somente se esclarece no mistério do Verbo encarnado"[2] (GS 22/1). Trata-se de um contínuo encontro entre o ser humano e Deus.
            Deus assumindo a  verdadeira natureza do homem, indica-o a estrada do verdadeiro humanismo. A novidade do Novo Testamento reside na figura de Cristo pelo qual Deus assume a carne humana para ir atrás da humanidade sofredora e transviada. "No Deus encarnado, há uma novidade salvífica que compromete conjuntamente antropologia e teologia. Em Jesus Cristo, a divindade não anula, antes possibilita que a humanidade alcance uma expressão acabada e insuperável"[3]. Deus encarna-se para levantar o homem e salvá-lo.
            A antropologia teológica é uma antropologia que tem como ponto de partida a fé Naquele que assumiu a aparência de um ser humano que de fato ele foi porque, manifestou-se e identificou-se como homem, o filho Deus, a quem ele chamava de Papai (Abbá, em aramaico).
            Portanto, a antropologia teológica propõe que se pense o ser humano a partir do humano que foi Jesus de Nazaré. Ele associa-nos a um modelo de humanidade, de modo a permitir-nos reconhecer que Nele está o homem verdadeiro. Logo, a antropologia teológica se refere a uma antropologia inseparável da teologia e vice versa.
Por: Iran Gomes Brito
DIOCESE DE BALSAS - MA CURSANDO TEOLOGIA em
Belo Horizonte – MG - FAJE - Departamento de Teologia 
[1] Gênesis 1, 26
[2] Gaudium et Spes n. 22/1.
[3] TAMAYO, Juan José. Novo dicionário de teologia. São Paulo: Paulus, 2009. p. 22

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE,. Caso contrario seu comentário não será publicado.
Grato pela participação!